Conecte-se conosco

Mercado

Ibovespa fecha em alta com alta das ações de commodities

Filipe Andrade

Publicado

em

Nesta quinta-feira 16/12, o Ibovespa, principal índice de ações da bolsa de valores brasileira, fechou em alta de 0,83%. Nesse sentido, as ações ligadas as commodities, como petróleo e minério de ferro, ajudaram ao fechamento positivo do índice.

Além disso, os destaques positivos de quinta-feira ficaram por conta de B2W Digital (AMER3), Lojas Americanas (LAME4) e CSN (CSNA3). Ainda mais,o destaque negativo ficou por conta de Meliuz (CASH3) que fechou em queda de 8,16%.

Os índices americanos Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq fecharam em queda de 0,08%, 0,87% e 2,47% respectivamente. Contudo, as possíveis altas nos juros americanos impactam nas empresas de tecnologia com aumento nos custos de captação de dinheiro.

O dólar fechou em R$5,67, baixa de 0,51% frente ao real, com investidores repercutindo a aprovação da PEC dos precatórios no Brasil.

1. Mercados globais

Hoje os mercados europeus amanhecem negativos com o EURO STOXX em baixa de 0,76% às 09:00. Do mesmo, o Banco Central Europeu decidiu iniciar a retirada dos estímulos monetárias no continente.

Nos EUA, os mercados futuros operam negativos, com o DJIA em queda de 0,11% e o índice NASDAQ cai 0,70%.

Na China, a bolsa de Shangai fechou em queda de 1,16%, com repercussão das decisões dos bancos centrais de outros países no mundo que vão elevar as taxas de juros.

2. Sobre o COVID

Mais de 323,8 milhões de vacinas foram aplicadas até o dia 16/12 no Brasil, com número médio de mortes e os números de novos casos em tendência de queda. Adicionalmente, 66,14% da população brasileira recebeu a segunda dose ou vacina de dose única.

3. Notícias importantes de hoje

A gigante JBS (JBSS3) movimentou cerca R$ 2,66 bilhões em venda de ações que aconteceu através de um leilão de ações pertencentes ao BNDES. Além disso, o banco de desenvolvimento se desfez de 12% das ações que tinha do grupo frigorífico o que significa 70 milhões de ações.

Continue lendo