Mercado
Ibovespa fecha em queda mesmo após fala de Paulo Guedes
Nesta sexta-feira 22/10, o Ibovespa, principal índice de ações da bolsa de valores brasileira, fechou em queda de 1,34%. O índice chegou a cair quase 5%, mas após fala do ministro Paulo Guedes sobre continuar no governo, ensaiou uma recuperação, mas fechou no negativo.
Além disso, os destaques positivos de sexta-feira ficaram por conta de Suzano (SUZB3), Qualicorp (QUAL3) e Gerdau (GOAU4). Entretanto,as ações da Locaweb (LWSA3), foram o destaque negativo do dia acompanhadas das ações de Banco Inter (BIDI4) que já caíram mais de 50% após máxima histórica.
Os índices americanos S&P500 e Nasdaq fecharam em baixa de 0,11% e 0,82% respectivamente, já o Dow Jones, fechou alta de 0,21% e alcançou a máxima histórica.
O dólar fechou em R$5,62, queda de 0,71% frente ao real, mesmo após alteração no valor do teto de gastos brasileiro que será medido pelo IPCA de janeiro a dezembro do último ano.
1. Mercados globais
Hoje os mercados europeus amanhecem positivos com o EURO STOXX em leve alta de 0,06% às 09:00. Do mesmo, o destaque positivo fica por conta do setor de mineração com alta do minério de ferro.
Nos EUA, os mercados futuros operam positivos, com o DJIA em leve alta de 0,01% e o índice NASDAQ sobe 0,27%.
Na China, a bolsa de Shangai fechou em alta de 0,76%, após a incorporada Evergrande indicar o retorno de mais de 10 projetos.
2. Sobre o COVID
Mais de 268,9 milhões de vacinas foram aplicadas até o dia 24/10 no Brasil, com número médio de mortes abaixo de 500 pelo vigésimo dia consecutivo e os números de novos casos em tendência de queda. Adicionalmente, 51,43% da população brasileira recebeu a segunda dose ou vacina de dose única.
3. Notícias importantes de hoje
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, anunciou o congelamento do ICMS sobre o diesel no estado. Entretanto, segundo o político do Novo, a medida é temporária e visa colaborar com os caminhoneiros que utilizam o combustível par abastecimento.