Mercado Hoje

Bolsa fecha em forte queda com disputa entre executivo e judiciário

Nesta quarta-feira, 08/09, o Ibovespa, principal índice de ações da bolsa de valores brasileira, fechou em forte queda de 3,78%, após o presidente Jair Bolsonaro elevar as disputas entre executivo e judiciário nas manifestações do feriado da Independência.

Os destaques positivos de quarta-feira ficaram por conta de Localiza (RENT3), Locamerica (LCAM3), e Suzano (SUZB3), com Localiza e Unidas fechando em forte alta após parecer favorável pelo Cade para fusão entre as empresas.

Os índices americanos Dow Jones, S&P500 e Nasdaq fecharam em queda de 0,20%, 0,13% e 0,57% respectivamente, sendo o terceiro dia consecutivo de queda dos índices.

O dólar fechou em R$5,32, alta de 2,89% frente ao real, com reflexo dos atritos entre os poderes executivos e judiciários no Brasil.

Mercados globais:

Hoje os mercados europeus amanhecem negativos com o EURO STOXX em queda de 0,41% às 09:00, com aguardo das previsões do Banco Central Europeu para inflação.

Nos EUA, os mercados futuros operam negativos, com o DJIA em queda de 0,26% e o índice NASDAQ em baixa de 0,22%.

Na China, a bolsa de Shangai fechou em alta de 0,49%, após divulgação dos dados da inflação que vieram abaixo do esperado pelo mercado.

Sobre o COVID:

Mais de 204,9 milhões de vacinas foram aplicadas até o dia 08/09 no Brasil, com números médios de mortes abaixo de 500 pelo segundo dia consecutivo e de novos casos em forte queda. Adicionalmente, 32,32% da população brasileira recebeu a segunda dose ou vacina de dose única.

Notícias importantes de hoje:

Hoje (09/09) será divulgado os dados da inflação brasileira (IPCA) referente ao mês de agosto, com expectativa do mercado de alta em 0,73% que seira uma desaceleração do dado frente ao mês de julho.

A Minerva Foods (BEEF3) anunciou o investimento de US$3 milhões na fintech agrícola Traive que é especializada em desenvolvimento de modelos de crédito para o setor agrícola, o que facilita o acesso dos produtores rurais a produtos financeiros.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.