Mercado Hoje

Risco fiscal causa impacto e Ibovespa fecha em queda

Baixa Ibovespa

Nesta segunda-feira, 21/08, o Ibovespa, principal índice de ações da bolsa de valores brasileira, fechou em queda de 0,49%, com risco fiscal impactando os mercados internos. Além disso, o ministro da Economia, Paulo Guedes, tem dado entrevistas informando que os índices econômicos brasileiros estão em crescimento.

Os destaques positivos de segunda-feira ficaram por conta de Embraer (EMBR3), CVC (CVCB3), e PetroRio (PRIO3), com Petrobras (PETR4) divulgando que iniciou a produção de gás e petróleo no pré-sal da Bacia de Santos.

Os índices americanos Dow Jones, S&P500 e Nasdaq fecharam em alta de 0,61%, 0,85% e 1,55% respectivamente, com o Nasdaq alcançando a máxima histórica.

O dólar fechou em R$5,38, leve queda de 0,05% frente ao real, com investidores aguardando o andamento da PEC dos precatórios.

Mercados globais:

Hoje os mercados europeus amanhecem positivos com o EURO STOXX em alta de 0,22% às 09:00, após aprovação da vacina da Pfizer nos Estados Unidos.

Nos EUA, os mercados futuros operam em alta, com o DJIA positivo em 0,1% e o índice NASDAQ em alta de 0,3%.

Na China, a bolsa de Shangai fechou em alta de 1,07%, com destaque para o setor de tecnologia.

Sobre o COVID:

Mais de 178,7 milhões de vacinas foram aplicadas até o dia 23/08 no Brasil, com números médios de mortes e de novos casos em queda. Adicionalmente, 26,42% da população brasileira recebeu a segunda dose ou vacina de dose única.

Notícias importantes de hoje:

A CVM (Comissão de Valores Mobiliários) divulgou que a varejista Havan, teve seu pedido de IPO (oferta inicial de ações) indeferido, mas por desistência voluntária da própria empresa, que pela segunda vez é adiado.

Adicionalmente a empresa especializada em bioenergia, Cerradinho, solicitou o registro para abertura de capital na bolsa de valores (IPO) em busca de recursos para seu novo projeto de etanol de milho no estado de Mato Grosso do Sul.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.