Mercado Hoje

Ibovespa tem leve alta com ajuda nos preços do minério e resultados da Ambev

Ambev

No dia de ontem (06/05), a leve alta do índice das principais ações brasileiras foi sustentada por, majoritariamente, três empresas: Vale (VALE3), Gerdau (GGBR3/ GGBR4) e Ambev (ABEV3).

Em uma queda de braço entre as maiores empresas brasileiras (com altas e baixas nos preços das ações), o impasse entre China e Austrália elevaram o preço do minério de ferro em 7%, auxiliando o ibov a encerrar o dia no positivo. Com isso, a principal mineradora e a maior fabricante de aço do Brasil tiveram fortes altas no dia de ontem:

  • VALE3 : +3,92%
  • GGBR3/ GGBR4 : +4,43%/ +4,56%

Adicionalmente, após apresentar ótimos resultados para o primeiro trimestre de 2021, a Ambev (ABEV3) encerrou o dia com 8,88% de alta. De acordo com a XP, a grande diversificação de produtos, sua eficiência operacional e maior presença online (através do seu canal Zé Delivery) auxiliaram a maior produtora de bebidas do Brasil nos seus resultados deste primeiro trimestre.

Com isso, mesmo com um cenário político-econômico instável alinhado à uma crise de saúde, que vem se estendendo por quase um ano e meio, o Ibovespa resistiu às quedas de outras grandes empresas e fechou o dia no positivo, com alta de 0,30%, a 119.921 pontos.

Para entender um pouco sobre a diferença entre o momento em que a economia brasileira se encontra e o patamar em que o mercado financeiro está, é importante ressaltar que o principal condutor para o crescimento do mercado de ações é o lucro das empresas.

Nesse sentido, seguindo o racional da XP para o Ibovespa a 145 mil pontos no fim de 2021, quanto maior a geração de caixa das companhias listadas na B3, melhor será o desempenho da bolsa, como um todo.

Enquanto crises políticas, econômicas e de saúde aumentam a volatilidade dos ativos de risco no curto prazo, investidores com o objetivo de acumular patrimônio, se atentam aos crescimentos na geração de caixa e nos resultados das empresas.

No entanto, é essencial se atentar aos fatos além dos números reportados trimestralmente por empresas, porque estes também podem impactar seus resultados futuros.

Se pegarmos uma empresa de consumo como a Ambev, por exemplo:

Uma dívida insustentável para o Brasil irá acarretar em alguma medida adicional para bancar essa obrigação financeira. Com isso, estamos começando a ver movimentos, por parte do Governo e Banco Central, de aperto monetário (aumento nas taxas de juros e corte de custos no orçamento são alguns exemplos).

Em outras palavras, esse aperto monetário se traduz em uma “retirada de dinheiro” da economia.

  1. Aumento nas taxas de juros dificultam o acesso à crédito de empresas e pessoas físicas;
  2. Cortes de custos do Orçamento da Brasil podem causar em uma queda nos salários mínimos ou em menores auxílios monetários;

A partir do momento onde há menor circulação de dinheiro na economia, empresas como a Ambev são diretamente afetadas, uma vez que a população terá menos recursos para consumir seus produtos e a própria empresa terá mais dificuldade para financiar suas operações e investimentos.

Sendo assim, com menos pessoas consumindo seus produtos e maior dificuldade da empresa em expandir seus negócios, menor tende a ser o lucro da Ambev.

Finalmente, quando investidores fazem suas análises para investir em ações, são contempladas todas as variáveis para que estes tenham uma projeção assertiva dos lucros futuros das empresas.

Voltando aos resultados de mercado, o S&P500 encerrou o dia em alta, de +0,82%. Com menor intensidade, a NASDAQ subiu 0,37%.

Já o dólar mantém sua forte desvalorização contra o real e obteve queda de 1,68% (R$5,28).

O mercado hoje

No dia de hoje, o principal índice europeu (EURO STOXX) amanhece em alta, de 0,35%, às 6:30.

Os mercados futuros americanos também trabalham em leve alta, com destaque para a NASDAQ (+0,22%).

Notícias Importantes para o mercado hoje

  • Divulgação do índice de geração de novos empregos nos EUA – Expectativa do mercado é de uma forte aceleração contra o mês anterior (prévia divulgada na quarta-feira do ADP – criação de emprego privados nos EUA registrou alta de 742 mil novos posições);
  • De acordo com a Bloomberg, houve uma “aposta” de aproximadamente 40 bilhões de dólares (valor nocional) em opções dirigidas a alta de juros do Banco Central americano para o mês de agosto – Investimento contra às falas de Jerome Powell, que vem seguindo com o discurso de manutenção das taxas de juros dos EUA em aproximadamente 0% até a recuperação completa da economia;
  • O Banco do Brasil (BBAS3) registrou lucro de aproximadamente 4 bilhões de reais no primeiro trimestre de 2021, crescimento de 44,7% contra o mesmo período de 2020.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Mercado