Troca no Ministério da Economia derruba bolsa - Mercado Hoje
Conecte-se conosco

Mercado

Troca no Ministério da Economia derruba bolsa

Troca na equipe do Ministério da Economia derrubou bolsa brasileira nesta terça-feira (27/04).

Filipe Andrade

Publicado

em

Ministro Paulo Guedes

Notícias sobre a saída do Secretário da Fazenda, Waldery Rodrigues, empurraram o Ibovespa para 119.388 pontos, uma queda de 1% no dia.

Rumores relacionados ao imbróglio do Orçamento para 2021 fizeram com que o Ministro Paulo Guedes “remanejasse” a equipe com o objetivo de melhorar articulações com o Congresso.

De acordo com o Ministro: “O que está acontecendo, na verdade, é um remanejamento da equipe. Nós estamos jogando em 4, 4, 2 e nós vamos jogar em 4, 3, 3. Justamente para facilitar as negociações do Congresso, para facilitar as conversas com o próprio Executivo, com os ministérios…”

Adicionalmente, o secretário de Orçamento Federal, George Soares, também deixou o governo.

Apesar das negações de Paulo Guedes sobre qualquer impasse com a equipe, o mercado enxergou a notícia de forma negativa e se descolou dos mercados internacionais.

Nos EUA, os principais indicadores dos mercados apresentaram direções mistas, com destaque para a NASDAQ (-0,34%).

Na Europa, o Euro Stoxx também ficou no negativo, em -0,22%.

Na Ásia, as preocupações sobre o aumento de casos de COVID na Índia e no Japão também afetaram os mercados.

Com a queda generalizada dos mercados no mundo, o dólar recuperou força por ser considerado um ativo de refúgio para investidores avessos aos riscos.

Com isso, a moeda americana fechou o dia em R$5,46, alta de 0,22% contra o real.

No dia de hoje, os futuros americanos amanhecem em direções mistas, com o índice NASDAQ caindo 0,19% e o S&P 500 com leve alta, de 0,05%, as 07:30.

Já o EURO STOXX, trabalha com 0,37% de alta.

Atenção para os resultados do CAGED para o mês de março, que sai hoje, às 10:30. Expectativas são de desaceleração na criação de novos empregos para o mês.

Além disso, o presidente do FED, Jerome Powell, irá falar sobre a economia americana, manutenção de estímulos monetários e taxas de juros, às 15:00.

De acordo com a Bloomberg, Powell deve manter o discurso de manutenção de estímulos até que a economia americana se recupere.

Finalmente, hoje saem os resultados do primeiro trimestre das empresas Santander, CSN e WEG no Brasil.

Continue lendo