Conecte-se conosco

Educação Financeira

Saiba as diferenças entre Renda Fixa, Multimercados e Renda Variável

Filipe Andrade

Publicado

em

Renda fixa, multimercados e renda variável

Existem diversas classes de investimentos reguladas no mercado financeiro, o que acaba gerando dúvidas no público em geral, principalmente em relação às diferenças entre os investimentos em renda fixa, multimercados e renda variável.

Renda Fixa

A classe de renda fixa é caracterizada por predeterminar uma taxa de rentabilidade para um determinado prazo de vencimento.

Os ativos de renda fixa são empréstimos realizados por investidores que buscam uma taxa de retorno pré-acordada com a instituição devedora.

Por exemplo: Um tipo de renda fixa são os CDBs (Certificados de Depósito Bancário). Quando um investidor adquire um CDB, este está emprestando dinheiro a um banco que estipulará uma taxa de rentabilidade para um prazo de vencimento.

Adicionalmente, as rendas fixas podem ter características pós-fixadas (que são atreladas à um indicador econômico), prefixadas (que possuem uma taxa percentual fixa) e IPCA+ (que remuneram a taxa de inflação mais uma taxa percentual fixa).

Multimercados

A classe multimercados é um investimento disponibilizado por fundos de investimentos.

Fundos de Investimentos Multimercados podem realizar aplicações em diversos mercados, como renda fixa, ações nacionais, ações internacionais, câmbio, derivativos, entre outros.

Todos os Fundo de Investimentos Multimercados regulados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) possuem seus prospectos, regulamentos e lâminas.

Estes três documentos demonstram as políticas de investimentos dos fundos, as características de liquidez, as taxas cobradas para se investir, as rentabilidades históricas e outras informações importantes para o investidor saber antes de aportar seus recursos.

Renda Variável

A classe de renda variável representa diversos ativos do mercado financeiro. A principal característica dessa classe é que não possui uma taxa de rentabilidade pré-determinada (ao contrário de renda fixa), por tanto, esse tipo de investimento tem um perfil de risco maior do que outras classes. Os ativos mais comuns de renda variável são ações, fundos de investimento em ações, derivativos e commodities.

Continue lendo